BOLETIM 01- JANEIRO 2008

NOTÍCIAS RECENTES

Feminino Plural lança, nesta quinta-feira, 24, curta metragem sobre sexualidade de mulheres de mais de 40 anos
A sexualidade das mulheres casadas, com parceiros fixos e mais de 40 anos, vista sem preconceitos nos tempos de Aids, é o tema do curta metragem que o Coletivo Feminino Plural, organização não-governamental feminista, lançará nesta quinta-feira, 24 de janeiro, às 18h30, na Sala Luis Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, 4º andar ). O filme de 16 minutos leva o nome " Com todo Amor dessa vida", e integra o projeto "No intervalo da novela das 8", apoiado pela Unesco.
O roteiro é do jornalista gaúcho José Antonio da Silva e a direção de Claudinho Pereira, e se baseia em vivências de mulheres comuns e depoimentos de artistas, personalidades públicas, jornalistas e profissionais de saúde, como as artistas e cantoras Sandra de Sá, Ângela Maria, Bombom, Rosemari, Patsy Cecato, Dudu Nobre, Emílio Santiago, a apresentadora Tânia Carvalho, a escritora Martha Medeiros, a ex-miss Brasil Deise Nunes, entre muitos outros, como a troupe da Rádio Esmeralda.
Mulheres soropositivas, como a advogada Maria Beatriz Pacheco, que decidiram enfrentar a doença corajosamente e se dedicam à prevenção, relatam suas histórias pessoais e iluminam as cenas ficcionais do casal que abre e fecha o filme inteiramente rodado em Porto Alegre.


A feminização da epidemia do HIV/Aids entre mulheres casadas, mais velhas, contaminadas pelos companheiros fixos, constitui hoje num forte desafio na luta contra a doença, em função dos tabus e mitos que envolvem o casamento, a fidelidade, e especialmente a submissão das mulheres nas relações de gênero.
Este é um fenômeno mundial no qual o Brasil está inserido. Segundo a coordenadora do Coletivo Feminino Plural, Aparecida Luz Fernandes, o objetivo do projeto "No intervalo da novela das 8" é de oferecer um material audiovisual que auxilie no trabalho educativo sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos entre mulheres, em especial com aquelas que não se vêem como população vulnerável à doença. Para tanto a ONG estará capacitando nos próximos meses grupos de mulheres de comunidades para trabalhar na prevenção".


A produção do DVD foi feita pela Biliqueti Produções. O lançamento do DVD terá entrada franca. Mais informações sobre o filme e a capacitação podem ser obtidos pelo fone 32215298, ou na sede da entidade, na Avenida Salgado Filho, 28, cj 701, em Porto Alegre (à tarde)
.