Seminário nacional une feministas e prostitutas em Florianópolis

Florianópolis vai sediar entre os dias 7 a 10 de abril o Seminário Nacional Sobre Qualidade de Vida e Redução de Riscos à Saúde no Exercício da Prostituição – Saúde nas Esquinas, que integra a Campanha Nacional de Educação e Saúde na Prostituição. O seminário é uma realização da Casa da Mulher Catarina, com o apoio e financiamento do Departamento de DST/AIDS e HV, para aproximar e fortalecer o diálogo entre as duas grandes redes de mulheres: Rede Feminista de Saúde e a Rede Brasileira de Prostitutas. “Saúde nas Esquinas” vai ocorrer no Morro das Pedras Praia Hotel e as inscrições podem ser feitas pela Internet. Todas as despesas com hospedagem, alimentação e transporte de Florianópolis até o hotel, serão custeadas pela organização do evento.

O seminário é direcionado a organizações de mulheres, mulheres e feministas autônomas, Rede Feminista e Rede de Prostitutas, universidades, gestoras e gestores da área de Saúde da Mulher e áreas específicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais.

Faça sua inscrição
Acesse a programação

Para Carmen Lúcia Paz da Rede Brasileira de Prostitutas, esse evento é um marco para a história de luta das mulheres, afinal, segundo ela, foram mais de trintas anos de tentativas de unir os dois movimentos. “Será mais um passo que o movimento de prostitutas tem dado em direção ao amadurecimento do diálogo com movimentos feministas. Esperamos um diálogo sincero entre as feministas e as prostitutas; se isso ocorrer será um grande resultado”, afirma.

O exercício da prostituição no Brasil não é crime. Porém, apesar de ser uma atividade reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, não é uma profissão regulamentada. “Vivemos numa democracia com bancada conservadora, como podemos avançar assim? Nossa luta é para que as prostitutas tenham coragem de enfrentar essa sociedade e lutar pela profissão como classe trabalhadora”, pontua Carmen.

O seminário vai discutir temas como políticas públicas destinadas às mulheres no país, os direitos das prostitutas, estratégias de alinhamento das duas redes e perspectivas do feminismo em saúde e da prostituição nas diferentes regiões brasileiras. Também será o espaço para o planejamento nas regiões da Campanha Nacional de Educação e Saúde na Prostituição – Saúde nas Esquinas e “12º Encontro da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos”, onde será empossado o novo colegiado da entidade.

Entre as expositoras estão a juíza do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Claudia Dadico, a pesquisadora do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap), Estela Scandola, e a técnica do departamento DST AIDS do Ministério da Saúde, Elisiane Pasini.

Pela equidade e contra tabus
 “Saúde nas Esquinas”, propõe um diálogo entre as duas redes para que as mulheres de luta e na luta, não sejam excluídas por discursos moralistas e não fiquem expostas aos riscos das IST/AIDS e HV. Segundo Clair Castilhos, secretária executiva da Rede Feminista de Saúde, o reconhecimento pela igualdade de gênero impulsiona e une a luta dessas redes nacionais. “O seminário é uma forma de qualificar o discurso e unir pautas com o propósito fortalecer ações conjuntas para o desenvolvimento de políticas públicas não discriminatórias para todas as mulheres brasileiras”, explica a representante.

Integra a campanha o documentário “Saúde nas Esquinas”, que será lançado em 2 de junho. O vídeo propõe um diálogo entre os conceitos do feminismo e os métodos de redução de riscos às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), AIDS e HV para desmistificar noções sobre as profissionais do sexo e, ao tempo, dar maior visibilidade à luta das mulheres por condições equânimes na sociedade. “Discursos retrógrados e violentos assolam o cenário político e tentam diminuir as conquistas emancipatórias das mulheres em seus diversos contextos. É preciso enfrentá-los com organização e estratégias”, assinala Clair.

Serviço:
O Hotel Praia Morro das Pedras fica localizado à Rua Manoel Pedro Vieira, 550, na Praia Morro das Pedras.