REDE NACIONAL FEMINISTA DE SAÚDE, DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS REAFIRMA SEU COMPROMISSO COM A VIDA DAS MULHERES, CRIANÇAS E PESSOAS COM ÚTERO

No dia 24 de maio de 2023, em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (RFS). Conforme edital, a pauta tradada foi: a) Eleger e empossar novo Conselho Diretor para mandato de dois anos, renováveis por mais dois anos; b) Eleger e empossar Secretária Executiva e Secretária Adjunta, para o mandato de quatro anos renováveis por mais dois anos; c) Eleger o Conselho Fiscal para mandato de dois anos, renováveis por mais dois anos; d) Diretrizes para planejar as atividades e parcerias da Rede Feminista de Saúde.

A data foi escolhida por contemplar as ações de maio pela saúde das mulheres, considerando que dia 28 deste mês marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna. Quanto ao local, a definição por Florianópolis foi pelo reconhecimento da Associação Casa da Mulher Catarina como uma organização comprometida com o fortalecimento da RFS desde sua fundação.

A história da RFS e de suas integrantes pode ser acessada na série “Histórias Feministas – 30 anos da Rede Feminista de Saúde” da Rádio Feminista de Saúde: https://open.spotify.com/show/38WqJ2QY2epTMcjpJCaqGG?si=1579a978a46f4a21&nd=1.

A Secretária Executiva do biênio 2021-2023, Lígia Cardieri, presidindo a assembleia de forma virtual, fez abertura do encontro, apresentando em seguida as integrantes da Comissão Eleitoral, composta pelas filiadas da RFS do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Não faltaram elogios a Lígia, por sua dedicação incondicional à organização.

Nesta Assembleia, representantes das regionais e pontos focais que estavam presentes fizeram uso da palavra expondo o balanço da conjuntura regional, avanços e desafios na atuação. Houve manifestações das seguintes regionais: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná e do ponto focal de São Paulo. Após as manifestações, foi realizado balanço das representações nacionais e internacionais da Rede Feminista de Saúde, com a manifestação das integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Plataforma Dhesca, Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe – RSMLAC, Comitê GEA, entre outros espaços de representação.

Foram eleitas as/es integrantes da Rede Feminista de Saúde para compor o CONSELHO DIRETOR, mandato de 25/05/2023 a 25/05/2025:

Raiz Policarpo, Regional MG
Liliam Marinho, Ponto Focal BA
Camila Daltoé, Regional PR
Juliana de Almeida Furlan, Regional PR
Maria do Espirito Santo Tavares dos Santos, Regional RJ
Juçara Portugal Santiago, Regional RJ
Maria de Fátima Matos Silva, Regional PA
Estela Marcia Rondina Scandola, Regional MS
Maria Beatriz Almeidinha Maia, Regional MS
Eliane Kalmus, Ponto Focal São Paulo
Vera Daisy Barcellos, Regional RS
Rosaura de Oliveira Rodrigues, Regional SC
Sheila Regina Sabag Kostin, Regional SC,

SECRETARIA EXECUTIVA, mandato de 25/05/2023 a 25/05/2027,
Leina Peres Rodrigues, Secretária Executiva
Lígia Aparecida Correa Cardieri, Secretária Adjunta

CONSELHO FISCAL, mandato de 25/05/2023 a 25/05/2025,

Lucélia Gomes da Silva, Regional RS
Clair Castilhos Coelho, Regional SC
Maria Dirlene Trindade Marques, Regional MG

Leina conduziu o encerramento do encontro, convidando as Regionais e Ponto Focal presentes para fazer uso da palavra e pontuar o planejamento para o novo mandato. Quais os nossos maiores desafios e como enfrentá-los?

Diversas ponderações foram feitas e apresentadas sugestões para a nova gestão, abrindo o debate para que as participantes colocassem em discussão as diretrizes para planejar as atividades e parcerias da RFS. Leina lembrou as presentes da necessidade de se avaliar a conjuntura e cenários possíveis quanto aos aspectos políticos, administrativos, financeiros, projetos, editais abertos e possibilidades de novas parcerias para participação e visibilidade da Rede Feminista de Saúde.

Após debate, concluiu-se por:
a) Fortalecer a presença da RFS nas articulações, dentre elas: RSMLAC, Plataforma Dhesca, Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, Frente Nacional contra Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto, Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Direitos Humanos, das Mulheres e de Saúde;
b) Intensificar esforços para elaboração de projetos para as atividades da RFS;
c) Retomar e atualizar os canais de comunicação da RFS;
d) Entregar relatórios das atividades realizadas pelas Regionais;
e) Reformular o estatuto;
f) Revisar a logomarca.

Para saber mais como foi a Assembleia confira os registros fotográficos na Galeria de Fotos aqui no site: e
https://www.redesaude.org.br/galeria-de-fotos/?album=1000003499&album_ses=1#aigpl-album-gallery-1

Acesse, também, os vídeo produzidos pelo GT de Comunicação da RFS, no Youtube:

Como é a atuação da RFS em sua regional?
https://youtu.be/HkfbpP7K6I8

Qual pauta é fundamental na atuação da RFS neste biênio 2023-2025?
https://youtu.be/ZmYLAuhRGkU

Vida longa a Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos!