RFS lança podcast Histórias Feministas

Neste Dia Internacional de Luta Pela Saúde das Mulheres e Dia Nacional Pela Redução da Mortalidade Materna, a Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos publica o lançamento do seu primeiro programa de podcast Histórias Feministas.

O projeto celebra os 30 anos de articulação política, entrevistando as ativistas e associadas que estiveram mobilizadas pela fundação da RFS em 1991. Em nossa pauta, a história de vida de cada uma de nossas entrevistadas e construção dos movimentos feministas no Brasil, a luta pela democracia e pela saúde integral das mulheres no Sistema Único de Saúde.

A cada semana, você confere uma nova entrevista em nosso canal de Spotify e demais agregadores de podcast.

A produção é gravada a partir de Londrina-PR, com as editoras e apresentadoras Amanda Gaion e Ana Carolina Franzon, e trabalhos técnicos de Thiago Franzim.

O podcast Histórias Feministas é uma produção da Rádio Feminista de Saúde, com apoio da Alma Londrina Rádio Web e do Fundo Elas. E apoio Institucional do Fundo de Populações das Nações Unidas no âmbito do Edital nas Trilhas de Cairo.

Ouvintes podem participar pelo email radiofeministadesaude@gmail.com

Acompanhe mais informações e os novos episódios em nossas redes sociais e no Spotify.


#01. Ligia Cardieri é socióloga, especialista em Saúde Coletiva e, desde 2019, Secretária-Executiva Nacional da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos. A entrevistada do programa de estreia do Podcast Histórias Feministas nasceu em Bauru-SP, e formou-se em 1968 no curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo.

Tornou-se mãe de duas filhas antes dos trinta anos e, então, mudou-se para o Paraná, onde mora até hoje. Em Curitiba, colaborou com a fundação do Partido dos Trabalhadores e consolidou sua trajetória política em defesa da justiça social e dos direitos das mulheres. Nas comunidades, desenvolvia ações pela igualdade entre homens e mulheres e a participação política das mulheres.

Definindo-se como um feminista socialista, foi presa política na ditadura, candidata a vereadora em Curitiba em 1988, candidata a vice-prefeita na chapa com Rosinha, e três vezes candidata a deputada estadual (de 1990 a 1998).

Como atual Secretária da Rede Feminista de Saúde entende que o risco político e social que vivemos desde o agravamento da crise em 2018 evidencia a necessidade de articulação das lutas específicas das mulheres com outras agendas democráticas pelo desenvolvimento humano e igualdade de gênero.

O Podcast Histórias Feministas: 30 anos da RFS é uma produção da Rádio Feminista de Saúde.

Acompanhe nossas redes sociais e participe pelo e-mail radiofeministadesaude@gmail.com